Durante o dia e a noite de sábado, 49 mil 963 estudantes receberam a informação da sua colocação referente à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) para o ano letivo de 2024-2025 no ensino superior público. A taxa de colocação de candidatos fixou-se nos 85,7%, um número que cresceu dois pontos percentuais face ao ano anterior.

 De acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) os dados mostram que “56,1% dos estudantes foram colocados na sua primeira opção e 87,8% numa das suas três primeiras opções de candidatura, os valores mais altos dos últimos anos”.

Em termos de cursos, o curso de Educação Básica viu uma ocupação de 100% das vagas disponibilizadas (997 vagas). Registou-se um aumento de 8% face ao ano anterior e nos últimos três anos houve um aumento de 56,3% no número de colocados nas licenciaturas de Educação Básica.

 

 

 

 

Já nos cursos de Medicina foram colocados 1661 estudantes, o que corresponde ao maior número de sempre. São mais 66 colocados face ao ano passado, resultante do “acréscimo de vagas sobrantes dos concursos especiais de ingresso em medicina para licenciados”.

Diversas instituições do interior aumentaram o número de colocados face ao ano anterior (U Açores, U Algarve, UBI, U Madeira, IP Beja, IP Portalegre, IP Viana do Castelo, IP Viseu). Contudo, “o número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica diminui 2% (12 868 estudantes colocados)”.

Entre 26 e 29 de agosto os alunos colocados realizam as suas matrículas. A segunda fase do CNAES realizar-se-á entre 26 de agosto e 4 de setembro, com as colocações a serem divulgadas a 15 de setembro.